Flamingo ensina a montar uma mesa requintada

Flamingo ensina a montar uma mesa requintada

 
BLUMENAU (SC) – Uma boa refeição não se resume exclusivamente ao preparo de receitas elaboradas e sofisticadas. Uma mesa montada com harmonia e delicadeza certamente pode dar a qualquer feijão com arroz um ar de bom gosto e elegância, garante a visual merchandising das Lojas Flamingo, Vicky S.  Para garantir uma composição adequada, a profissional diz que é preciso tomar alguns cuidados para garantir o charme da mesa. Porcelanas lisas combinam com toalhas estampadas e as decoradas ficam melhor com as toalhas lisas. As toalhas brancas são muito utilizadas em jantares formais, mas atualmente não tem se descartado as coloridas. “As estampas já possuem uma boa aceitação”, avalia Vicky. As mesas com tampo de vidro ou mármore dispensam o uso de toalhas.
 

As flores são boas alternativas para dar vida à mesa, mas deve-se tomar cuidado ao utilizá-las, pois existem flores para determinadas ocasiões. Por exemplo, as rosas são mais requintadas e as margaridas descontraídas, afirma a profissional. Outro detalhe apontado por Vicky é atentar para a interferência dos arranjos na visão dos convidados. “Os vasos de flores devem ter no máximo 35 cm de altura”, avisa. Outra maneira de preparar a mesa com flores é usar composições utilizando recipientes altos e finos, que ficam acima das cabeças das pessoas, possibilitando uma melhor visão.
Quem deseja criar um clima mais aconchegante pode optar pela utilização de velas para criar dar um ar mais intimista ao ambiente. “As velas brancas, acompanhadas de candelabros nobres, em cristal ou prata são apropriadas para jantares formais, já as coloridas apresentadas em castiçais de cobre ou madeira, são indicadas para ambientes rústicos e ocasiões menos formais”, adverte Vicky S. Ela lembra ainda que as velas devem ser utilizadas somente em jantares, jamais em almoços ou cafés da tarde ou manhã.

A disposição da louça na mesa também deve ser analisada. Os pratos devem estar a 8 centímetros de distância da borda da mesa comenta a especialista, com curso de formação na Itália. O uso do sousplat serve como base no momento da troca dos pratos durante o jantar. Deve ser mantido na mesa até a última refeição.
“Os talheres são organizados seguindo o menu, na ordem de fora para dentro. Os garfos sempre à esquerda, as colheres e facas à direita, nunca colocando mais de três facas e três garfos na mesa. Os copos devem ficar do lado direito do prato, sempre em ordem decrescente de tamanho, de dentro para fora: o maior para água, o do meio para vinho tinto e o menor para vinho branco. Caso seja oferecido champanhe, a taça para a bebida deve estar atrás da fila de copos. Já os talheres de sobremesa devem ficar acima do prato, acrescenta”.
 

Flamingo tem peças exclusivas para a mesa 
As Lojas Flamingo receberam com exclusividade no Brasil a famosa linha de mesa da italiana Tessitura Toscana Telerie. Com fábrica na Florença desde 1947, as peças da companhia aliam qualidade, técnicas têxteis inovadoras e design. A visual merchandising das Lojas Flamingo, Vicky S., salienta que são toalhas de mesa redondas, quadradas e retangulares, além de jogos americanos e guardanapos em linho e algodão. “São artigos com florais diferenciados e qualidade impecável”, atesta. A linha italiana que chega com exclusividade ao Brasil através das Lojas Flamingo podem ser encontrada em qualquer uma das unidades do grupo localizadas em Santa Catarina ou no Paraná.
 
Lojas Flamingo
www.lojasflamingo.com.br 
Lojas em Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville e Curitiba.